Orientações para o período das férias escolares

ferias-270x229É comum alguns responsáveis de alunos ou de pacientes, relatarem episódios de  que logo após o período do recesso escolar seus filhos apresentem certa dificuldade de adaptação  pedagógica na Escola.

Ocorre que durante o período em que assistem às aulas, os alunos estabelecem uma dinâmica de cotidiano diferenciada da que vivenciam no período de férias escolares.

Muitos pacientes revelam uma leve disgrafia (caligrafia ilegível) durante o início letivo, fato este, revelado em virtude da ausência do hábito de escrever. Também identificamos alguns casos em que alguns alunos e pacientes demonstram uma desconcentração habitual nas primeiras semanas de aula.   Importante apenas observar, o que move estes comportamentos e identificar até onde tornam-se  habituais e naturais  essa agitação, desconcentração e disgrafia momentânea.

Em virtude de neste período o aluno ou paciente estar fora do ambiente escolar, a sua rotina sofre modificações consideráveis. Durante o período letivo os alunos costumeiramente sistematizam e resignificam suas aprendizagens através dos conceitos apreendidos e das atividades propostas na Escola. Desta forma, seguem algumas dicas que possivelmente possibilitarão um melhor retorno às aulas. Vejamos:

*Sempre que possível realizar a leitura de um livro prazeroso, de tema significativo e preferencialmente algo descontraído;

*Incentivar a leitura de gibis, revistas ou periódicos de interesse;

*Incentivar a produção textual dos momentos significativos, de passeios ou atividades interessantes que foram desenvolvidas. Desta maneira o sujeito estará apropriando-se da escrita de uma forma incentivadora;

*Sempre que possível fazer relação das brincadeiras, passeios ou viagens com aprendizagens, como por exemplo, se realizou algum passeio a ponto turístico, explorando fatos e peculiaridades do local;

*Realizar palavras cruzadas ou brincar com jogos que estimulem ou incentivem a memorização, concentração e raciocínio lógico, tais como Uno, Resta Um, Sudoku;

*Sugerir que elabore uma lista de compras para acompanhar o responsável ou até mesmo ir só ao mercado. Importante que estas atividades não sejam estabelecidas de forma impositiva, mas sim estimuladas de uma forma natural e saudável!

por Lilian Cunha da Silva Leite

lilianPsicopedagoga Clínica e Institucional
ABPp/RJ- 802
ABPp Nacional 12709
Pedagoga – Especialista em Supervisão Escolar e Docência Superior
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Cuyo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *