Afetividade: condição para aprendizagem

afetiv-270x250Importante salientar que o processo ensino aprendizagem está associado ao desempenho, execução de tarefas e ações que são desencadeadas na escola. A escola possui uma tarefa determinantemente voltada para a transmissão do conhecimento e de propagação de saberes.

Desta forma, alguns princípios e valores devem nortear a prática do docente – um dos relevantes atores sociais deste contexto – contudo, o que realmente caracterizará o ensino como uma atividade significativa e receptiva para os alunos é  a afetividade. Sem afetividade, sem que o vínculo estabelecido na relação ensino-aprendizagem se construa não há sucesso e tampouco aprendizagem promissora.

Portanto, a aprendizagem e as possíveis dificuldades, enquanto objeto de estudo da Psicopedagogia, deve ser ressignificada no cotidiano escolar, de forma que  certas atitudes tornem-se essenciais para propor uma aula diferenciada e inovadora.

Podemos então, citar como condição relevante para uma docência inovadora as características de: flexibilidade, para a transmissão de um conhecimento sólido aos alunos (ensino), a acessibilidade e a receptividade dos professores quanto aos meios de comunicação.

Seguem alguns princípios de ensino, valores e critérios de qualidades promissoras de um bom professor:

1 – As competências de relacionamento interpessoal e intrapessoal;
2 – Flexilibilidade (Abertura para novos conhecimentos);
3 – Habilidade  interinstitucional com alunos e escola (Conquista e afetividade);
4 – Capacidade de contextualização do conhecimento;
5 – Formação contínua;
6 –  Domínio conceitual (Domínio dos Conteúdos) e
7 –  Capacidade de Gestão e Liderança

Cabe salientar que não há receitas prontas para ensinar, contudo comprovadamente, o viés da aprendizagem na Psicopedagogia é de fato a afetividade!

por Lilian Cunha da Silva Leite

lilianPsicopedagoga Clínica e Institucional
ABPp/RJ- 802
ABPp Nacional 12709
Pedagoga – Especialista em Supervisão Escolar e Docência Superior
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Cuyo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *